Mitos e Verdades da Alimentação do Diabético

Assim que o diabetes é diagnosticado, é preciso buscar o auxílio de um nutricionista ou médico especializado para montar um plano de alimentação saudável  e que atenda as necessidades de cada paciente – especialmente, para orientar sobre os principais mitos e verdades que cercam a alimentação dos diabéticos.

“Carnes em geral, queijos e ovos não possuem açúcar, por isso podem ser consumidos à vontade.”

xMITO! Apesar de não serem fontes de carboidratos, esses alimentos são ricos em proteínas e gorduras que, se consumidos em excesso, também interferem na glicemia.

“Para reduzir o carboidrato do pão basta deixá-lo fora da geladeira por 1-2 dias e, assim, a pessoa com diabetes poderá comer à vontade sem que a glicemia se altere.”

xMITO! O pão ou qualquer outro cereal fermentado na geladeira ou fora desta, não tem seu teor de carboidrato reduzido.

“O tratamento de hipoglicemia (glicemia abaixo de 70) deve ser feito com 150 ml de refrigerante comum ou 150 ml de suco comum ou uma colher de sopa de açúcar.”

certoVERDADEIRO! Tratamento da hipoglicemia com uma das alternativas acima eleva em média 50 pontos na glicemia. Evite tratar hipoglicemia com chocolate e outras guloseimas.

Fonte: Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Dra. Eliana Ascar

Dra. Eliana Ascar

Médica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1979. Atua na área de Endocrinologia e Nutrologia.

Você pode se interessar também

Comitê Civil Contra o Coronavírus

Estamos vivendo uma pandemia de coronavírus, situação gravíssima no mundo. O Brasil, com todas as dificuldades, está tentando tomar as providências para prevenir que a

Fatos sobre Diabetes

Ainda não apresenta um tratamento curativo. Porém, muitas descobertas na ultima década trouxeram qualidade de vida aos pacientes com esse diagnóstico. Sabemos que a doença